Basquetebol

Queta feliz com estreia na NBA

Queta feliz com estreia na NBA

O basquetebolista Neemias Queta, o primeiro português a jogar na NBA, ao serviço do Sacramento Kings, afirmou nesta quinta-feira, em Lisboa, que está satisfeito com a experiência e que o seu sonho se tornou realidade. "Os basquetebolistas que via na televisão agora jogam comigo. Às vezes nem parece realidade", afirmou aos jornalistas.

Natural do Barreiro, o poste, de 22 anos, conseguiu adaptar-se a uma realidade diferente, que inclui muitas viagens, e desvalorizou o facto de ter sido pouco utilizado, na sua primeira temporada ao mais alto nível nos Estados Unidos. "O futuro? O treinador é que sabe, a escolha de quem joga é sempre dele", sublinhou. Para já, não coloca a hipótese de mudar de clube com o objetivo de ser mais utilizado. "Tenho de ir com calma e ter sempre os pés no chão", acrescentando que está a competir ao mais alto nível. "Treinar com os melhores faz-me evoluir". Foi utilizado em 14 partidas e jogou 119 minutos.

A rotina do dia-a-dia é muito simples. "Começamos muito cedo a treinar no pavilhão, à tarde há tempo para outras coisas e à noite posso voltar a treinar". Uma das suas metas é aumentar a sua capacidade física. "É sempre um objetivo, quero ganhar mais peso para melhorar a minha coordenação", revelou o atleta, com 2,13 metros. O passo mais difícil é a distância com a família. "Possibilita uma vida mais confortável mas ao mesmo tempo é exigente", disse, no evento "Liga Betclic - Dá o salto".

PUB

Queta tornou-se no primeiro português a jogar na NBA e acredita que outros terão essa possibilidade no futuro. "Com trabalho, tudo é possível". Relativamente à seleção portuguesa, a sua estreia pode estar próxima. "Possivelmente vou começar neste verão. É um projeto que está a ser trabalhado".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG