O Jogo ao Vivo

50 clubes

Rio Tua em Mirandela será palco do campeonato nacional de canoagem

Rio Tua em Mirandela será palco do campeonato nacional de canoagem

Esperados cerca de 800 participantes em representação de 50 clubes.

A cidade de Mirandela vai acolher, pela primeira vez, o Campeonato Nacional de Fundo de Canoagem nos dias 22 e 23 de maio, organizado pela Federação Portuguesa de Canoagem, em parceria com a Câmara Municipal de Mirandela e o Clube Fluvial local.

A realização da prova foi oficialmente aprovada, esta quinta-feira à tarde, por unanimidade, na reunião do executivo da câmara municipal. "É uma aposta no aproveitamento dos recursos naturais, nomeadamente o espelho de água e suas áreas envolventes, que trazem pela primeira vez à região do nordeste transmontano um evento de relevo desta modalidade desportiva sem qualquer impacto ambiental negativo", refere o vice-presidente do Município.

Também a nível económico, para Orlando Pires, a realização deste evento desportivo caracteriza-se como "uma importante alavanca para os setores da hotelaria, restauração e comércio local do concelho, dado que ficou estipulado que, durante os dois dias, todos os participantes vão ter de realizar as refeições confecionadas em vários restaurantes do concelho e ficar alojados nas unidades hoteleiras e nos alojamentos locais", adianta.

Este evento desportivo tinha sido adiado, em 2020, devido à crise pandémica e recebeu agora luz verde por parte da Direção Geral de Saúde (DGS), dado tratar-se de uma modalidade desportiva de baixo risco de transmissibilidade da covid-19.

A receção dos cerca de 800 atletas federados e das respetivas equipas técnicas, em representação de cerca de meia centena de clubes, "estará sujeita a um rigoroso plano de mitigação de transmissão do SARS-COV-2, que, a título de exemplo, contempla a criação de circuitos exclusivos de acesso, por clubes, às zonas de provas a instalar na zona verde do Parque Dr. José Gama", esclarece Orlando Pires.

O campeonato nacional de fundo é uma prova de canoagem onde os atletas percorrem a solo a distância de fundo, com extensões de 2000, 3000 e 5000 metros, consoante o escalão dos desportistas.

PUB

Neste tipo de competição, a largada é dada com a embarcação parada, com recurso a plataformas criadas para o efeito.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG