Rali Dakar

Rúben Faria é o novo líder do Dakar

Rúben Faria é o novo líder do Dakar

O piloto português Rúben Faria foi quarto classificado na nona etapa, que ligou Tucuman a Córdoba, na Argentina, e saltou para o primeiro lugar da classificação geral, à frente do seu chefe de equipa na KTM, Cyril Despres.

Pela primeira vez na história, um português lidera o Rali Dakar na segunda semana de competição. Rúben Faria é, mais uma vez, "mochileiro" de Cyril Despres, mas a regularidade que demonstrou nas primeiras nove etapas da grande aventura vale ao algarvio a presença no topo da classificação.

Rúben Faria beneficiou do dia para esquecer do anterior líder, David Casteu. O francês da Yamaha chocou com uma vaca a meio da etapa e sofreu alguns ferimentos no ombro, não indo além do 29.º lugar na tirada, a mais de 22 minutos do vencedor, Cyril Despres.

Agora, a questão prende-se, sobretudo, com a decisão que a KTM vai tomar: ou dá liberdade aos seus pilotos, permitindo a Rúben Faria lutar pelo triunfo final, ou opta por privilegiar Despres, já que o francês procura a quinta vitória no Dakar. Os dois colegas de equipa estão separados por 5,23 minutos na geral, sendo que Despres já sofreu uma penalização de 15 minutos por ter trocado de motor.

Hélder Rodrigues foi o segundo melhor português na nona etapa, chegando em quinto lugar e subindo a sétimo da geral - a 31 minutos de Faria -, dois lugares à frente de Paulo Gonçalves. Bianchi Prata foi 17.º e Mário Patrão 31.º.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG