Rui Silva foi, este domingo, 11.º nos 10 mil metros, nos Mundiais de Atletismos de Daegu, na Coreia do Sul, numa prova ganha pelo etíope Ibrahim Jeilan após um longo e vigoroso "sprint". Naide Gomes foi eliminada na final do salto em comprimento, depois do terceiro salto, com a marca de 6,26 metros. No segundo dia de provas, Portugal somou ainda a eliminação no salto com vara e um 16º lugar na marcha.
Rui Silva registou a marca de 28.48,62 minutos, terminando mais de um minuto e meio depois de Jeilan, que marcou 27.13,81 depois de ultrapassar nos últimos 50 metros o britânico Mohamed Farah, que atacara antes do início da última volta.
Farah gastou mais 26 centésimos de segundo que Jeilan, enquanto a medalha de bronze foi para outro atleta etíope, Imane Merga.
Já Naide Gomes, que se qualifificou com um único ensaio de 6,76 metros, não saltou mais do que 6,16 e 6,26 na final da prova do salto em comprimento, depois de um salto nulo.
O desempenho de Naide Gomes esteve aquém das expectativas esta época, resultados que atribui à lesão no pé, da qual recupera desde Janeiro.
Naide Gomes foi quarta classificada no salto em comprimento nos Mundiais de Atletismo de 2007 e 2009.
Brittney Reese, que completa 25 anos em 9 de Setembro, conquistou a medalha de ouro, revalidando o título mundial com um salto de 6,82 metros logo no primeiro ensaio, o único em que não pisou a tábua.
A medalha de prata foi para a russa Olga Kucherenko, com 6,77 metros, e a de bronze para a letã Ineta Radevica, com 6,76.
As provas que decorreram esta manhã em Daegu (madrugada em Portugal Continental), confirmando a baixa prestação no salto com vara e o resultado esperado na marcha por parte de João Vieira, cujos problemas físicos ao longo da época o deixaram afastado do nível dos Mundiais de 2009, em que foi décimo classificado, e longe do terceiro lugar obtido no Europeu de 2006.
Apesar de ter descido no ranking, de finalista para semi-finalista, o marchista português de 35 anos declarou-se "bastante satisfeito" com o resultado obtido na prova, face às condições climatéricas adversas.