Sporting

Saudades do meu Sporting de criança

Saudades do meu Sporting de criança

Inicio estas linhas endereçando os parabéns e as maiores felicidades a toda a equipa deste marco noticioso nacional que é o Jornal de Notícias.

Sobre a impossibilidade de voltar a assistir ao vivo aos jogos do meu Sporting Clube de Portugal, e de não voltar a pisar as bancadas de Alvalade até fim da temporada, os meus sentimentos são ambíguos. Vou sentir falta, claro que sim. Falta daquele nervoso miudinho que antecede a saída de casa, com os meus filhos, vestidos de verde e branco. Da cervejinha nas rulotes. De chegar ao estádio e sentir o cheiro da relva, ouvir o speaker, ver o aquecimento dos meus jogadores. De aplaudir a minha equipa. De gritar golo e de assobiar ao árbitro. De entoar os nossos famosos cânticos de apoio.

Fez há pouco um ano que vivi com fervor a conquista da 17.ª Taça de Portugal pelo Sporting, no Jamor. Vai-me custar, sim, não voltar a participar desta festa bonita que é ver a minha equipa jogar. Mas ali atrás falei em sentimentos ambíguos. Se por um lado vou sentir falta da intensidade destas emoções, por outro estava cansado, triste e desiludido com o ambiente que se vivia nos jogos de Alvalade nas últimas épocas. Não foi isso que me fez apaixonar pelas cores do meu clube quando, em criança, ia ao velhinho José Alvalade com o meu pai, e aprendi a amar o Sporting. Não tenho facções rigorosamente nenhumas. Apenas a do amor ao meu clube. Que sob nenhuma condição pode ser enxovalhado, como tem sido, por todas as partes. Talvez faça bem - infelizmente! - aos jogadores, não haver público. Estarão mais descansados sem fumos negros, mais concentrados sem assobiadelas dos seus, e mais seguros sem pirotecnia a cair-lhes em cima.

Não queria ter de pensar assim. Mas, como tudo nesta vida, também isto vai passar. O Sporting é demasiado grande para atitudes tão acanhadas. E, então, sim: voltarei a vibrar na bancada. Viva o Sporting Clube de Portugal!

* Ator e comediante, natural de Beja, 46 anos, e adepto do Sporting

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG