Futebol

Sporting de Braga B punido com derrota e subtração de dois pontos por utilização irregular de Emídio Rafael

Sporting de Braga B punido com derrota e subtração de dois pontos por utilização irregular de Emídio Rafael

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) puniu, esta sexta-feira, o Sporting de Braga B, da II Liga, com a subtração de dois pontos e derrota "administrativa" por utilização irregular de Emídio Rafael frente ao Belenenses.

O jogador, recentemente contratado ao F. C. Porto, foi também punido com um jogo de suspensão por ter sido utilizado antes de estarem esgotadas 72 horas entre jogos, conforme os regulamentos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Por esta razão, o CD aplica aos "bês" minhotos uma derrota na "secretaria" por 3-0, relativa ao jogo de quarta-feira, da 24.ª jornada, que terminou com um empate sem golos, e subtrai mais dois pontos.

Assim, em vez dos 22 pontos com que "saiu" da receção à equipa lisboeta, os bracarenses ficam com apenas 19, isto é, é-lhes retirado o ponto relativo ao empate e subtraídos os dois da penalização infligida pelo CD.

O clube minhoto é também multado no valor de 1275 euros, enquanto Emídio Rafael terá que pagar 663, no âmbito do mesmo processo.

O regulamento da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, sobre a inscrição e participação de equipas B na II Liga por clubes da I Liga, dita, no seu artigo 13.º, que "qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa B decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo".

O defesa esquerdo alinhou pela equipa principal frente ao Vitória de Setúbal, na 15.ª jornada da I Liga, tendo entrado aos 84 minutos para o lugar de Ismaily, em jogo que terminou às 19.45 horas de domingo, e depois foi titular no Sporting de Braga B, diante do Belenenses, na 24.ª ronda da II Liga, em partida que começou às 15 horas de quarta-feira e que terminou empatada 0-0.

Ou seja, desde o final do primeiro jogo e o início do segundo decorreram 67 horas e 15 minutos.

Outros Artigos Recomendados