Desporto

Sporting domina na abertura do Nacional de atletismo em pista coberta

Sporting domina na abertura do Nacional de atletismo em pista coberta

O Sporting dominou quase por completo a primeira jornada da fase de apuramento do Campeonato Nacional de Clubes de atletismo em pista coberta, prova que apenas no domingo contará com a presença do Benfica.

Em Pombal, os "leões" ganharam todas as 14 provas femininas do programa e triunfaram em 12 das 14 masculinas, falhando a vitória apenas em duas disciplinas nas quais não apresentaram os seus melhores elementos, Edi Maia (vara) e Ricardo Jaquité (triplo).

Tiago Marto (Fátima), com 4,64 metros na vara, e Iuri Santos (Baixa da Banheira), com 14,65 no triplo, foram as exceções à "onda verde".

Tendo sido escassa a competitividade, não se registaram marcas de primeira linha e até duas das atletas com aspirações a uma presença no Campeonato da Europa, a realizar no início de março em Gotemburgo, as sportinguistas Vera Barbosa (400 metros) e Patrícia Mamona (triplo), ficaram longe dos mínimos, com 56,03 e 13,48 metros, respetivamente.

A fase de apuramento do Nacional de Clubes, que teve este sábado a primeira jornada, em Pombal e Braga, conclui-se domingo, só em Pombal. As oito equipas mais bem classificada, no conjunto das três sessões, ficarão apuradas para o Nacional da I Divisão, enquanto as oito seguintes (9.ª à 16.ª) disputarão a II Divisão - em ambos os casos nos dias 9 e 10 de fevereiro, em Pombal.

Ao contrário dos últimos anos, a pista de Espinho, palco tradicional das principais provas da modalidade, não foi utilizada, o que "obrigou" a reativar a pista do pavilhão de exposições de Braga, de pior qualidade que Pombal e Espinho.

Estão em competição 75 equipas e, tal como em 2012, as equipas dos clubes da Madeira e Açores não competem, por constrangimentos orçamentais.