Tiago Pires

Tiago Pires na terceira ronda do Circuito Mundial de surf

Tiago Pires na terceira ronda do Circuito Mundial de surf

O surfista português Tiago Pires qualificou-se, no domingo, para a terceira ronda do Volcom Fiji Pro, quarta etapa do Circuito Mundial ASP, ao eliminar o "rookie" norte-americano Kolohe Andino.

No nono "heat", marcado por inconstantes condições do mar em Clausbreak, Tavarua, "Saca" contabilizou 11,00 pontos, contra apenas 5,93 de Andino, e assegurou a passagem à eliminatória seguinte, na qual vai defrontar o australiano Mick Fanning, duas vezes campeão do mundo e atual segundo classificado do circuito.

"Pensei que seria um 'heat' divertido, mas tivemos um recomeço, não apareceram 'sets' e depois veio aquele vento e mudou o perfil das ondas. Tenho pena pelo Kalohe. Ninguém gosta de perder neste tipo de condições", disse o surfista português, 13.º do "tour".

Tiago Pires, 32 anos, manifestou-se "contente por ter passado o 'heat'" frente ao Andino, um surfista de 18 anos, depois de ter sofrido "uma derrota pesada para o Owen [Wright]".

O norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial, que regressou à competição após uma lesão que o afastou do Billabong Rio Pro, também disputou a repescagem e contornou uma pouco habitual derrota na primeira ronda com uma convincente vitória na segunda eliminatória sobre o "wildcard" local Isei Tokovu, com 15,90 pontos.