Desporto

Vela: Emirates Team New Zeland vence em Cascais

Vela: Emirates Team New Zeland vence em Cascais

O Emirates Team New Zeland venceu, este domingo, a primeira etapa da America's Cup World Series em vela ao triunfar na regata de frota. A comissão organizadora da etapa portuguesa vai iniciar conversações para voltar a receber a competição em Cascais, em 2012 ou 2013.

"Estamos muito orgulhosos e, foi um privilégio, termos sido os primeiros a receber o novo formato da America's Cup. Penso que escrevemos uma página importante na história da vela. E a partir de terça-feira vamos iniciar as negociações para trazermos a America's Cup World Series de volta a Cascais em 2012 ou 2013", disse o presidente da comissão organizadora, Patrick Monteiro de Barros, em conferência de imprensa.

A primeira etapa do novo formato da mais antiga prova de vela do mundo terminou com a vitória do Emirates Team New Zealand, que na regata decisiva se impôs ao Artemis Racing e ao ORACLE Spithill, segundo e terceiro classificados, respectivamente

"Penso que o James Spithill era o favorito, mas conseguimos contrariar esse favoritismo e estamos satisfeitos com o que se passou durante esta semana. Agora, seguimos para Plymouth", onde se disputará a segunda etapa, afirmou Dean Barker, skypper do Emirates Team New Zealand.

O Emirates Team New Zeland foi derrotado, no sábado, na final do campeonato de mach race pelo ORACLE Racing Spithill, depois de vencido durante a semana as provas AC preliminares, 500 speed trial, e as qualificações de match race.

A América's Cup, a mais antiga prova de vela do Mundo, adotou este ano um novo formato, com a criação da America's Cup World Series composta por uma campeonato de oito provas, a primeira das quais terminou hoje em Cascais.

- Resultados da regata de frota:

1. Emirates Team New Zeland, 37.41 minutos, 10 pontos.

2. Artemis Racing, a 21 segundos, 9 pontos.

3. ORACLE Racing Spithill, a 34 segundos, 8 pontos.

4. ORACLE Racing Coutts, a 52 segundos, 7 pontos.

5. Green Comm Racing, a 02.12 minutos, 6 pontos.

6. Aleph, a 02,26 minutos, 5 pontos.

7. Team Korea, a 02,33 minutos, 4 pontos.

8. Energy Team, a 02,43 minutos, 3 pontos.

9. China Team, a 02,49 minutos, 3 pontos.