Desporto

Veleiros da Volvo Ocean Race aproximam-se de Lisboa

Veleiros da Volvo Ocean Race aproximam-se de Lisboa

O vencedor da sétima etapa da Volvo Ocean Race em vela, que tudo indica será o "Abu Dhabi", é esperado em Lisboa pelas 22 horas desta quinta-feira e terá direito a fogo de artifício e a uma curta cerimónia de consagração no palco da Race Village de Pedrouços.

A etapa está a ser liderada pelo "Abu Dhabi" seguido pelo "Groupama" que, nos últimos dias, passou de um modesto quinto lugar para a luta pela vitória mesmo depois de ter necessitado de retirar mais de uma tonelada de água da embarcação.

A tripulação liderada por Franck Cammas demorou mais de três horas a bombear a água e a reparar uma fuga num tanque. Apesar deste contratempo, o "Groupama" aproximou-se até 15 milhas do "Abu Dhabi". Ao final da manhã desta quinta-feira as duas embarcações estavam distanciadas cerca de 20 milhas. Na página oficial da prova pode acompanhar minuto a minuto a progressão dos veleiros.

A vitória do "Groupama" nesta etapa, pouco provável neste momento, garantiria a liderança geral na prova se o "Telefonica" não tivesse melhor do que um terceiro lugar. A Volvo Ocean Race ainda terá mais duas etapas, ligando Lisboa a Lorient e Lorient a Galway.

O complexo que vai acolher os seis veleiros, que se aproximam da costa continetal portuguesa, depois de completarem a travessia atlântica desde Miami, foi inaugurado esta quinta-feira de manhã.

A sétima etapa iniciou-se a 20 de maio na cidade norte-americana de Miami e tem uma extensão de 3.590 milhas náuticas.

Os seis barcos da frota da 11.ª edição da Volvo Ocean Race, regata de circum-navegação à vela com escalas, largaram de Alicante, Espanha, a 5 de novembro para a primeira etapa, concluída na Cidade do Cabo, África do Sul.

Outras Notícias