Volta a França

Volta a França já rola com Contador à cabeça e dois portugueses na corrida

Volta a França já rola com Contador à cabeça e dois portugueses na corrida

O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank), pendente de uma decisão sobre um controlo antidoping positivo, iniciou já a defesa do 'título' na Volta a França em bicicleta, cuja 98.ª edição conta com os portugueses Sérgio Paulinho e Rui Costa.

O protagonismo na primeira etapa, que liga Passage du Gois, na região de Vendée, Oeste, a Mont des Alouettes, na distância de 191,5 quilómetros, está no entanto prometido aos sprinters, entre os quais a figura máxima é o britânico Mark Cavendish.

Sem dificuldades e praticamente plana, a tirada inaugural deve proporcionar uma chegada ao sprint, embora a ligeira inclinação final possa atraiçoar as intenções de alguns dos homens mais rápidos do pelotão.

Vencedor em 2007, 2009 e 2010, Contador, de 28 anos, vai para estrada como favorito, embora com uma preparação menos adequada do que o habitual, uma vez que a decisão de participar no Tour só surgiu quando já tinha a época programada em função da Volta a Itália, que ganhou com autoridade, podendo tornar-se o primeiro a vencer as duas provas no mesmo ano desde Marco Pantani em 1998.

A absolvição por parte da federação espanhola e o adiamento para Agosto da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) sobre o recurso de AMA E UCI, permitiram ao corredor de Pinto alinhar na partida da Volta a França, na qual deverá ter como principal adversário o luxemburguês Andy Schleck (Leopard), de 26 anos, segundo classificado em 2009 e 2010.

Com o objectivo de trabalhar em prol das respectivas equipas, Sérgio Paulinho (RadioShack), na sua quarta participação, e Rui Costa (Movistar), na terceira, serão os representantes lusos na prova, que termina a 24 de Julho, em Paris, após 21 etapas e 3.430,5 quilómetros.