Economia

Acordo entre CP e Renfe para ligação a Vigo é só até 30 de Setembro

Acordo entre CP e Renfe para ligação a Vigo é só até 30 de Setembro

O Ministério do Fomento espanhol confirmou, sexta-feira, o acordo alcançado entre as duas transportadores ferroviárias ibéricas, Renfe e CP, para manter o serviço Porto-Vigo, mas que para já só será válido até final de Setembro.

Citado por vários órgãos espanhóis, o secretário de Estado dos Transportes, Isaías Táboas, explicou que este acordo, que prevê o pagamento da Renfe, pelo serviço prestado em território espanhol, à CP, estará em vigor "até 30 de Setembro".

Até lá, acrescentou Isaías Táboas, a operadora pública espanhola vai estudar "com que material e serviços" será mantida a ligação, depois dessa data.

Em cima da mesa do Governo espanhol estarão hipóteses como a Renfe criar um serviço próprio entre Tui e Vigo, que actualmente não existe tendo em conta que a ligação da estação de Porriño à fronteira com Portugal é um ramal, de 12 quilómetros, da linha principal (Vigo-Ourense).

Outra hipótese será prolongar o acordo agora alcançado com a CP, com custos anuais que a empresa portuguesa já estabeleceu em 450 mil euros.

A supressão do troço Valença-Vigo tinha sido anunciada pela CP para 10 de julho, alegando um prejuízo mensal de 19.600 euros naquele serviço, que conta com duas ligações diárias em cada sentido.

Outras Notícias