Por outro lado, também a percentagem de empresas com intenção de reduzir o número de efectivos aumentou face ao 1.º semestre de 2009.
Corpo do artigo
Três quartos das 250 empresas inquiridas pela MRINetwork Portugal pretendem manter ou aumentar o quadro de pessoal até final do ano, com os sectores das tecnologias da informação e cuidados de saúde/farmacêutica a liderarem as intenções de contratação.
Segundo os dados do Hiring Survey relativos ao 2.º semestre de 2009, a que a Agência Lusa teve hoje acesso, 32 por cento das empresas inquiridas revelaram intenções de aumentar os seus quadros, enquanto 44 por cento afirmaram pretender mantê-lo.
Conforme destaca a MRINetwork, a percentagem de empresas que pretende contratar registou "uma acentuada subida face ao primeiro semestre", de 19 pontos percentuais, embora esteja ainda 11 pontos percentuais abaixo dos valores do 2.º semestre de 2008.
Por outro lado, também a percentagem de empresas com intenção de reduzir o número de efectivos aumentou face ao 1.º semestre de 2009, situando-se nos 24 por cento, com destaque para os sectores da construção e da logística.
As empresas entre 51 e 250 colaboradores são, segundo as conclusões do inqúerito, as que maior peso têm na intenção de aumentar o quadro de pessoal.
Por sectores, são as empresas de tecnologias de informação que lideram as intenções de contratação, com 31 por cento das inquiridas a referi-lo, seguidas pelo sector dos cuidados de saúde & farmacêutica, com 28 por cento.
Já entre os 24 por cento de empresas que planeiam diminuir os seus recursos humanos destacam-se a construção & obras públicas e a logística.
Na construção, nenhuma empresa com mais de 1.000 trabalhadores antecipa aumentar os seus quadros, sendo que 46 por cento os pretende manter e 39 por cento diminuir.
Do inquérito resulta ainda que os comerciais e os técnicos altamente especializados serão os mais procurados pelas empresas até final do ano, com, respectivamente, 45 e 27 por cento das respostas.
O 63º Hiring Survey da empresa de 'executive search' MRINetwork foi feito junto de 250 administradores, directores gerais e directores de recursos humanos de empresas de todas as dimensões a operar nos sectores das tecnologias de informação e comunicação, cuidados de saúde, biotecnologia & farmacêutico, construção civil & obras públicas, distribuição, logística & distribuição.
