Os resultados de novos testes de resistência aos bancos europeus serão publicados a 15 de Julho, anunciou a Autoridade Bancária Europeia, responsável por levar a cabo estes exames à solidez do sistema bancário.
Os resultados dos testes de stress aos 91 bancos, que representam 65% dos activos bancários na Europa, serão conhecidos na próxima sexta-feira pelas 17 horas (hora de Portugal continental), disse a Autoridade Bancária Europeia (ABE) em comunicado, segundo a agência de notícias France Presse.
A divulgação dos resultados será feita em várias fases, que começam por um sumário e a publicação dos resultados em termos de crédito e exposição às dívidas públicas pela ABE.
Um minuto depois (às 17.01 horas) será a vez de as respectivas autoridades supervisoras nacionais divulgarem os resultados dos respectivos bancos individualmente.
Os bancos portugueses sujeitos a estes testes foram o Espírito Santo Financial Group (grupo BES), BCP, Caixa Geral de Depósitos e BPI.
Por fim, às 17.30 horas, a ABE divulgará os resultados em pormenor de todos os bancos.
Os testes de stress avaliarão o que poderá acontecer aos bancos se as condições se deteriorarem e ajudarão a identificar vulnerabilidades e acções relevantes para remediar, incluindo subir os níveis de capital se for necessário.
Os números base para os testes são as previsões económicas feitas pela Comissão Europeia no Outono de 2010, tendo depois sido construídos cenários mais hostis para cada país com variações em termos de crescimento económico, desemprego, inflação, taxas de juro e depreciação do valor das casas.
Os testes foram conduzidos pela ABE, em conjunto com as autoridades supervisoras nacionais, a Administração Europeia de Risco Sistémico (AERS), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia.
