Energia

Atestar com gasolina vai custar mais 100 euros por ano

Atestar com gasolina vai custar mais 100 euros por ano

Se os combustíveis evoluírem este ano ao mesmo ritmo do verificado em 2019, o preço médio da gasolina será de 1,533 euros em 2020.

São mais 4,2 cêntimos por litro do que no ano passado, o que resulta num custo acrescido de quase cem euros para atestar um depósito de 45 litros todas as semanas. No caso do gasóleo, o preço médio anual deverá subir de 1,362 para 1,369 euros por litro, o que significa um custo acrescido de 16 euros anuais para aquele mesmo cenário de abastecimento.

Os portugueses já compram mais carros a gasolina do que a gasóleo, de acordo com as estatísticas de 2019 relativas às vendas de veículos novos ligeiros de passageiros, algo que já não sucedia desde 2003. Por outro lado, o consumo de gasolina cresceu 1,6% no acumulado dos primeiros nove meses de 2019 face a igual período do ano anterior, enquanto que o gasóleo até caiu 0,6%, pese embora ainda represente um volume superior de quantidades vendidas.

Ou seja, o agravamento de preços da gasolina vendida nos postos de combustível afeta um número crescente de portugueses.

Ler mais na edição impressa ou no epaper