Economia

Aumento do desemprego só surpreende "quem anda a dormir na forma", diz Arménio Carlos

Aumento do desemprego só surpreende "quem anda a dormir na forma", diz Arménio Carlos

A atual taxa de desemprego em Portugal, que em agosto atingiu os 15,9%, só surpreende "quem anda a dormir na forma", afirmou esta segunda-feira o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

Segundo dados divulgados pelo Eurostat, Portugal continua a ser o terceiro país com uma taxa de desemprego mais elevada, que subiu em agosto para 15,9%, apenas atrás de Espanha (subiu para 25,1%) e da Grécia (24,4%, valor referente a junho).

"É um número que não nos surpreende, era mais do que evidente que isto ia acontecer. Só surpreende aqueles que andam a dormir na forma", afirmou Arménio Carlos, durante uma manifestação contra a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo que reuniu mais de 2.000 pessoas.

"Isto confirma que esta política é um fracasso total e que temos um Governo de costas voltadas para o país", sublinhou o dirigente.

Na comparação com agosto do ano passado, a taxa de desemprego em Portugal subiu de 12,7% para 15,9%, o terceiro maior crescimento registado entre os Estados-membros, depois da Grécia (de 17,2 para 24,4%, entre junho de 2011 e junho deste ano) e Chipre (de oito para 11,7%).

Dados que, sublinha Arménio Carlos, envolvem sobretudo os países em intervenção pela 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) e com políticas que apenas representam "recessão e aumento de desemprego".

"Tradicionalmente, os meses de verão empregam mais gente, isto [valores em agosto] quer dizer que em setembro o desemprego vai continuar a aumentar e que até final do ano mais pessoas ainda vão ficar sem os seus postos de trabalho", realçou Arménio Carlos.

A CGTP anunciou ainda a realização, entre 05 e 13 de outubro, de uma marcha nacional contra o desemprego e em defesa de "outras alternativas" às medidas de austeridade, numa ação que arranca em Braga e termina no Algarve.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG