Função Pública

Avaliação de desempenho marcou reunião com sindicatos da Função Pública

Avaliação de desempenho marcou reunião com sindicatos da Função Pública

O secretário de Estado da Administração Pública esclareceu, esta sexta-feira, que a reunião com os sindicatos da Função Pública se destinou a debater a avaliação de desempenho e rejeitou falar sobre a reposição dos subsídios de férias e de Natal.

"A seu tempo, o Governo anunciará o que tiver de anunciar e não serei eu a fazê-lo", disse Hélder Rosalino aos jornalistas depois de questionado sobre o modo como serão repostos os 13º e 14º mês na administração pública, conforme anunciou o primeiro-ministro, Pedro Passo Coelho, na segunda-feira.

O governante esclareceu que a reunião, esta sexta-feira, a segunda no âmbito do processo de negociação coletiva anual, foi "orientada para explicar e discutir com os sindicatos o conjunto de propostas enviadas há uns dias atrás e é muito orientada para discutir melhorias ao sistema de avaliação de desempenho" na Administração Pública.

De acordo com Hélder Rosalino, o atual sistema de avaliação - o SIADAP - "tem virtualidades, mas precisa de ser simplificado, melhorado e agilizado para a realidade atual da Administração Pública e para o contexto que o país vive".

O secretário de Estado não esclareceu os jornalistas sobre qualquer outra matéria relacionada com subsídios, remunerações ou eventuais medidas que irão constar da proposta que será enviada aos sindicatos na próxima semana e debatida, no Ministério das Finanças, na quinta-feira.

O Governo e os sindicatos da Administração Pública reuniram-se no âmbito do processo de negociação coletiva anual, com as frentes sindicais a reivindicarem aumentos salariais e o Executivo a proibir qualquer subida de remunerações em 2013.