O Jogo ao Vivo

Desporto

Benfica lança OPA sobre a SAD a 5 euros por ação

Benfica lança OPA sobre a SAD a 5 euros por ação

Operação envolve 32,7 milhões de euros e incide sobre 28,06% das ações do clube.

A Sport Lisboa e Benfica - Sociedade Gestora de Participações Sociais, que detém 66,9% da Sociedada Anónima Desportiva, lançou uma oferta de aquisição (OPA) sobre 28,06% das ações do clube. A ideia é ficar com a quase totalidade das ações e comprar quase tudo o que não controla na SAD benfiquista. A notícia é avançada pelo "Jornal de Negócios".

O anúncio preliminar de lançamento da OPA, divulgado na segunda-feira à noite junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, diz que o preço de oferta é de 5 euros, o mesmo preço a que as ações entraram em bolsa no ano de 2001 e que corresponde já a um prémio de 81,15% face ao fecho da sessão desta segunda-feira (2,76 euros).

"O preço oferecido por ação visa assegurar que os acionistas que adquiriram as suas ações na sociedade visada no decurso da oferta pública de distribuição em 2001 possam vender as ações de que são titulares a um preço semelhante ao preço nominal a que as mesmas foram então subscritas (1.000 escudos, ou seja, 4,99 euros)", explica a CMVM.

A Sport Lisboa e Benfica SGPS detém todas as ações de categoria A (40%), incidindo agora a compra sobre estas ações de categoria B (ordem ordinária).

De acordo com a empresa, o valor máximo da operação é de 32,7 milhões de euros, "ao qual se deduzirá qualquer montante (ilíquido) que venha a ser atribuído a cada ação, seja a título de dividendos, de adiantamento sobre lucros do exercício ou de distribuição de reservas", esclarece o anúncio preliminar.

A um preço de 5 euros por ação, a SAD fica avaliada em 115 milhões de euros, valor igual ao do seu capital social. A Sport Lisboa Benfica já detinha o controlo da SAD, logo esta continuará sob o mesmo domínio depois desta operação de aquisição, não resultando qualquer alteração de domínio.