Regresso às Aulas 2020

António Alves: "Queremos ajudar este alunos a irem mais além, pois são jovens de mérito"

António Alves: "Queremos ajudar este alunos a irem mais além, pois são jovens de mérito"

António Alves, diretor geral da Opticalia, em entrevista ao Jornal de Notícias, salientou importância da correção visual na obtenção de bons resultados escolares.

Que balanço faz a Opticalia destes quatro anos de parceria com o Jornal de Notícias e a Staples na promoção da educação junto das famílias mais carenciadas?

É uma excelente parceria, gostamos muito porque é pelo mérito que premiamos estes 15 alunos que depois terão continuidade nos bons resultados até à universidade, se tiverem oportunidade de frequentar. São crianças que passam por dificuldades económicas, mas nem assim deixam de ter um excelente desempenho escolar, por isso queremos ajudar estes alunos a irem mais além, pois são jovens de mérito.

Acredita que a iniciativa "Regresso às Aulas" tem ajudado a divulgar ainda mais a importância da necessidade de correção visual para um melhor desempenho escolar?

No meu caso pessoal só quando fui para a escola é que os meus pais notaram que necessitava de óculos e isso acontecerá com muitas famílias. Uma boa capacidade visual permite que os alunos tenham melhor desempenho, se veem mal, estão a estudar, começa a doer-lhes a cabeça, desistem mais rapidamente do que uma pessoa que consiga estar concentrada. Porque a falta de visão irá provocar um desinteresse e um afastamento da concentração do jovem. Até na condução isso muitos vezes se verifica, pois não vendo tão bem, a pessoa estará a fazer um esforço suplementar e desfoca-se de outros pormenores. A visão é um sentido fundamental, é através dela que interagimos com o mundo. Respondendo à pergunta: sim, consideramos que esta iniciativa permite às pessoas que no regresso às aulas tenham a preocupação de verificar se a visão dos filhos está ou não apta, adaptada e corrigida.

Cada vez há mais crianças a usar óculos. Qual é a causa mais comum para isso acontecer cada vez mais cedo?

Porque cada vez mais forçamos a vista das crianças. Desde muito cedo começam a usar os tablets e telemóveis e, obviamente, mais cedo nos apercebemos de falta de correção visual. As horas excessivas em frente ao computador, também contribuem para o agravamento dos problemas oculares.

Que mensagem gostaria de deixar aos anteriores e futuros premiados?

Uma mensagem de parabéns porque são os melhores e de que vale a pena o esforço, pois é compensado de alguma forma. Espero que continuem a ter um excelente desempenho, porque acredito que a vida os recompensará.

Outras Notícias