Regresso às Aulas

"Não preciso de estudar muito para ter boas notas"

"Não preciso de estudar muito para ter boas notas"

Martim Conde, um dos 15 premiados da iniciativa "Regresso às Aulas", tem apenas 9 anos, mas uma vida já com muita história para contar.

Aos dois anos, Martim enfrentou uma dura batalha e venceu-a com grande valentia. Desde aí, abraça todos os desafios com garra.

"Gosto de estudar, mas é só Matemática, porque as outras disciplinas são chatas. Para ser bom aluno, no princípio é preciso estudar, depois depende da nossa inteligência e do nosso esforço", diz o jovem aluno de Mirandela, que sonha em ser paleontólogo desde que foi visitar o "Mundo dos Dinossauros".

Para gastar energias, Martim pratica karaté e natação e joga xadrez. "Sou mais ou menos no xadrez. Sei os movimentos das peças e técnicas para ganhar", acrescenta o jovem.

"O Martim na escola sempre foi um bom aluno, nunca me preocupei em mandá-lo estudar, pois ele tinha essa responsabilidade. O comportamento é que... é uma criança muito ativa, mas está a melhorar e acredito que com a idade vá melhorando ainda mais", explica a mãe, Vera Gonçalves, administrativa na Junta de Freguesia de Torre de Dona Chama.

Orgulhosa por o filho ter sido um dos contemplados com os vales da Staples e Opticalia, a encarregada de educação salienta que "esta iniciativa ajuda muito". "Somos uma família monoparental, então é muito complicado e nesta altura dá-nos cabo do orçamento familiar, porque é muita coisa".

Perfil
Nome: Martim Afonso Gonçalves Conde
Idade: 9 anos
Localidade: Mirandela
Ano a frequentar: 4.º
Aproveitamento: "Muito bom" a tudo
Quando for grande quero ser: Paleontólogo