CPLP

Cancelada assinatura de protocolo de cooperação entre países da CPLP

Cancelada assinatura de protocolo de cooperação entre países da CPLP

A assinatura de um protocolo de cooperação na área laboral entre países da CPLP, programada para esta terça-feira, foi cancelada pela presidência daquela organização.

À margem da 103.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, os ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) não participaram na reunião onde iam assinar um protocolo de cooperação e debater vários aspetos das políticas de cooperação, particularmente a promoção do Trabalho e a cooperação sul-sul e triangular.

As causas do cancelamento são explicadas pela ausência de alguns dos países da organização - como é o caso de Timor-Leste e de Guiné-Bissau - mas também pelas reservas manifestadas sobre esse acordo por parte de Angola, disseram fontes diplomáticas.

Neste contexto, Moçambique que preside neste momento à CPLP, tomou a decisão de cancelar para hoje a assinatura deste protocolo.

Esta situação também provocou o adiamento do lançamento oficial de um estudo da OIT sobre a cooperação sul-sul, e triangular entre os Estados da CPLP, intitulado "Boas praticas na proteção social e no combate ao trabalho infantil".