Banco

CGD fecha 15 balcões no interior do país

CGD fecha 15 balcões no interior do país

Governo não divulga lista completa das 70 lojas a encerrar em 2018, mas garante que 55 são no litoral, 35 das quais nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

A administração CGD tem um plano muito detalhado sobre o fecho de 70 agências ao longo deste ano. O PSD já tinha pedido, no início de junho, a lista de encerramentos, mas foi em resposta a um simples requerimento do BE, datado de 22 de junho, sobre uma agência de Braga, que o Ministério das Finanças resolveu responder, revelando os critérios para o plano de ajustamento e alguns pormenores mais.

O Ministério tutelado por Mário Centeno demorou quase um mês a responder (ofício entrou no Parlamento no dia 17 de julho) ao requerimento do BE, ignorando pedido de esclarecimentos do PSD de data anterior às questões bloquistas.

De acordo com a resposta recebida pelo BE, há vários critérios objetivos para o panorama de encerramentos que têm sido noticiados, muitas vezes por via das populações e respetivos autarcas. A reduzida rendibilidade dos balcões é um dos critérios. Por outro lado, a eliminação do serviço é decidida se houver agências próximas (distância inferior a dois quilómetros entre agências). No caso das universidades, a adesão ao banco digital não justifica manter os balcões. A decisão de encerramento aplica-se também em concelhos de menor densidade populacional e cuja distância à agência mais próxima da CGD é inferior a 25 quilómetros.

"A maioria das agências a fechar em 2018 estão localizadas no litoral (55 agências) e, destas, 35 encontram-se nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto", lê-se no documento. Ou seja, 78,5% dos encerramentos são no litoral, uma vez que só 15 casos ocorrerão no interior do país.

De acordo com os casos vindos a público sobre encerramentos, conhece-se já uma boa parte da lista:

Abraveses, Viseu
Alhandra, Vila Franca de Xira
Alves Roçadas, Vila Real
Arcozelo, Barcelos
Arcozelo, Vila Nova de Gaia
Avanca, Estarreja
Avenida Estados Unidos da América, Lisboa
Caniço, Santa Cruz (Madeira)
Carregado, Alenquer
Celeirós, Braga
Colos, Odemira
Darque, Viana do Castelo
Desterro, Lamego
Fernão Ferro, Seixal
Ferreira Borges, Coimbra
Grijó, Vila Nova de Gaia
Instituto Superior Técnico, Lisboa
ISCTE, Lisboa
Louriçal, Alenquer
Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital
Nogueira, Braga
Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar
Praça da República, Coimbra
Prior Velho, Loures
Rio Meão, Santa Maria da Feira
Rua Formosa, Viseu
Rua Saraiva Carvalho (Campo de Ourique), Lisboa
Samora Correia, Benavente
São Vicente da Beira, Castelo Branco
Universidade de Aveiro