TSU

CGTP vai propor imposto adicional de 10% sobre dividendos

CGTP vai propor imposto adicional de 10% sobre dividendos

A CGTP vai propor, este sábado, a criação de um imposto adicional de 10% sobre os dividendos, que resultaria numa receita de 1665 milhões de euros, em alternativa ao aumento da Taxa Social Única para os trabalhadores.

Fonte da Intersindical disse à agência Lusa que "a proposta tem como objetivo aumentar as receitas fiscais com origem nos rendimentos do capital e da riqueza".

"Esta é uma das várias propostas que a CGTP vai apresentar em alternativa ao aumento da Taxa Social Única (TSU), que visa reduzir mais os salários", disse a mesma fonte.

A central sindical vai apresentar as suas propostas alternativas em conferência de imprensa e terá oportunidade de as defender segunda-feira na reunião de concertação social, que contará com a participação do primeiro-ministro.

O Governo anunciou há duas semanas que a TSU a cargo dos trabalhadores vai subir dos atuais 11% para os 18%, ao mesmo tempo que a TSU a cargo das empresas vai baixar dos 23,75% para os 18%.

No entanto, na reunião do Conselho de Estado, o Governo informou que está disponível para, no quadro da concertação social, "estudar alternativas" à alteração da Taxa Social Única.