Economia

China e Suíça assinaram acordo de comércio livre

China e Suíça assinaram acordo de comércio livre

China e Suíça assinaram um acordo de comércio livre no fim de semana, o primeiro do género entre Pequim e um país da Europa continental, que irá eliminar ou reduzir as taxas sobre mais de 95% das transações bilaterais.

Descrito como "histórico", o acordo foi assinado no fim de semana em Pequim pelo ministro chinês do Comercio, Gao Hucheng, e o ministro suíço da Economia, Johannn Schneider-Ammann.

"É o mais global acordo do género jamais assinado pela China", realçou o ministro chinês, e foi negociado ao longo de dois anos e meio.

Depois de ratificado pelo parlamento suíço, o que deverá ocorreu no segundo semestre de 2014, o acordo irá permitirá "duplicar o comércio entre os dois países e o investimento direto mutuo", indicou Schneider-Ammann, citado pelo jornal Global Times.

A China já tem um acordo de comércio livre com a Islândia, assinado em abril, mas este é o primeiro com um país do continente europeu.

No âmbito do novo acordo, 99,7% das taxas às importações chinesas e 84,2% das exportações suíças para a China país serão eliminadas, e haverá ainda redução de tarifas em alguns produtos, precisou o jornal China Daily.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG