Economia

Christie's coloca Porto e Norte de Portugal no "top 10" mundial

Christie's coloca Porto e Norte de Portugal no "top 10" mundial

O Porto e o Norte de Portugal foram eleitos pela Christie's International Real Estate, líder mundial em rede imobiliária de luxo, como uma das dez zonas do mundo para implantar um serviço exclusivo para investidores internacionais em quintas vinícolas.

"O Vineyards by Christie's é um serviço inovador em que a Casa Christie's disponibiliza aos potenciais compradores os seus especialistas em vinhos e em propriedades de luxo", explicou ao JN Ricardo Alves da Costa, diretor geral e fundador da Luximo's-Christie"s, filiada exclusiva da marca de luxo para o Norte do país. "Sendo o Douro a primeira Região Demarcada do Mundo, a Christie's entendeu colocar o Norte de Portugal numa restrita lista em que figuram regiões como Bordéus ou a Califórnia, distinção que é absolutamente prestigiante para o nosso país", acrescentou.

Depois da entrada em Lisboa em 2012, a subsidiária imobiliária da leiloeira britânica voltou este mês a Portugal através da imobiliária Luximo's. "Estamos convictos de que o Ricardo colocará o Porto e o Norte do país no mapa mundial do segmento de luxo imobiliário", assegurou Joachim Wrang-Widén, vice-presidente da rede imobiliária Christie's para a Europa, Médio Oriente e África.

Ricardo Alves Costa estima que a Luximo's, sediada na Avenida Brasil, na Foz, irá "captar, em 2014, um investimento superior a cem milhões de euros". E explica porquê. "Na zona Norte, concretamente no Porto, no Douro e no Minho, não estamos somente a comercializar imóveis, mas um conceito associado ao património, à cultura, à História. Isto numa região que combina variáveis que nenhuma outra do mundo tem: nós temos mar, rio e montanha. Temos sol, vinho, segurança e tradição. E temos acessibilidade, estamos a cerca de duas horas de Londres", detalhou. São estas as características que americanos, brasileiros, chineses, mas também holandeses, procuram aqui", adiantou. "O Norte de Portugal é a nova Toscânia", garante.

"Neste momento, a Luximo's, como representante da Christie's International Real Estate, está a angariar os imóveis residenciais e as quintas vinícolas mais prestigiantes do Norte do país para os disponibilizar aos escritórios da rede e aos clientes da leiloeira", avança Ricardo Alves Costa. "Estamos a elevar a mediação imobiliária a um patamar global, fazendo uso de todas as sinergias da Christie's, porque", diz, "quem compra um quadro, muitas vezes compra também uma propriedade para o colocar". É bem possível que a partir de agora essa propriedade seja no Norte de Portugal".

Recorde-se que a Christie's International Real Estate, vendeu, em 2012, no ramo imobiliário em todo o mundo, 80 mil milhões de dólares (o equivalente a cerca de 25% do PIB português), o que faz da leiloeira centenária líder mundial em mediação imobiliária de luxo. Está representada em 46 países e tem 25 mil comerciais em 135 empresas associadas, num total de 1050 escritórios.