Premium

Clientes pagaram dez milhões por dia em comissões aos bancos

Clientes pagaram dez milhões por dia em comissões aos bancos

Os clientes pagaram aos bancos 3,7 mil milhões de euros em serviços e comissões no ano passado, segundo a última atualização das séries longas do Banco de Portugal (BdP). É o valor mais alto desde 2015 e equivale a dez milhões por dia, mais 65 milhões do que no anterior.

Os lucros aumentaram 63%, para 1,7 mil milhões de euros. No entanto, os resultados antes de impostos da Banca a operar em Portugal chegaram aos 2,8 mil milhões de euros em 2019, o que equivale a um crescimento de "apenas" 15%. Aplicando àquele valor o imposto sobre os lucros, obtém-se então um resultado líquido 684 milhões acima do registado no ano anterior por todo o sistema bancário.

"O nível de comissionamento por serviços fornecidos, como em qualquer outro setor de atividade, reflete o valor que lhe é atribuído, incluindo os custos direta e indiretamente associados, designadamente custos com pessoal, informáticos e de regulação e supervisão. Importa ainda salientar que o peso relativo das comissões líquidas no produto bancário tem-se mantido relativamente estável ao longo da última década (em torno dos 30%) e não difere do que se observa na Área do Euro", refere fonte oficial da Associação Portuguesa de Bancos (APB).

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG