Ferrovia

Comboio Porto-Vigo com duas viagens diárias a partir de dia 17

Comboio Porto-Vigo com duas viagens diárias a partir de dia 17

Mais de ano e meio depois, CP e Renfe voltam a operar comboio Celta. Bilhetes com desconto até 11 de dezembro.

A partir de 17 de outubro, voltará a ser possível apanhar dois comboios por dia entre Porto e Vigo. O Celta vai regressar à normalidade ano e meio depois de o coronavírus ter obrigado a suspender o serviço por duas vezes, segundo anúncio feito ontem. Até 11 de dezembro, haverá ainda bilhetes promocionais.

De Portugal para Espanha, os comboios partem de Porto-Campanhã pelas 8.13 e 19.10 (hora portuguesa) e chegam a Vigo-Guíxar pelas 11.35 e 22.34 (hora espanhola), respetivamente.

De Espanha para Portugal, os comboios saem de Vigo-Guíxar pelas 8.58 e 19.56 (hora espanhola) e terminam viagem em Porto-Campanhã pelas 10h20 e 21h18 (hora portuguesa), respetivamente.

O Celta tem paragem nas estações de Nine, Viana do Castelo e Valença.

Os passageiros poderão comprar bilhetes com promoção para viagens entre 17 de outubro e 11 de dezembro. Entre Porto e Vigo, haverá ingressos a 5,25 euros (em vez de 14,95 euros). A Renfe também vai disponibilizar bilhetes entre Porto e Santiago de Compostela - com escala em Vigo - por 10,30 euros.

O comboio internacional continuará a ser realizado com recurso a automotoras a diesel da série 592 da Renfe, apesar de a linha estar eletrificada dos dois lados do percurso. No entanto, a tensão na catenária é diferente entre Portugal e Espanha. Ainda assim, a Renfe tem material circulante que permitiria a circulação de um comboio elétrico dos dois lados da fronteira, tanto automotoras como locomotivas.

PUB

CP e Renfe conseguiram chegar a acordo para retomar a normalidade do Celta depois de o serviço ter sido interrompido entre 15 de março e 16 de agosto de 2020 e entre 31 de janeiro e 1 de maio deste ano, devido ao encerramento das fronteiras.

Lisboa-Madrid em espera

Falta ainda as duas empresas chegarem a um entendimento para retomarem o comboio internacional entre Lisboa e Madrid, sem ligação desde 17 de março de 2020. A Renfe pretende efetuar um comboio diurno entre as duas capitais ibéricas, numa ligação de sete horas e 25 minutos.

No entanto, a transportadora ferroviária portuguesa não pretende operar a ligação com prejuízo.

Pandemia

O comboio Celta foi interrompido na sequência do encerramento de fronteiras entre Portugal e Espanha de 15 de março a 16 de agosto de 2020 e 31 de janeiro e 1 de maio de 2021.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG