Economia

Comboio Porto/Vigo poderá ter paragem em Viana do Castelo

Comboio Porto/Vigo poderá ter paragem em Viana do Castelo

O novo comboio direto entre Vigo e Porto parou, esta segunda-feira, durante alguns segundos em quatro estações, para escalas técnicas, mas o presidente do Eixo Atlântico acredita que "muito em breve" será possível uma paragem em Viana do Castelo.

"Posso garantir que a paragem em Viana do Castelo será uma realidade muito em breve", afirmou José Maria Costa, presidente do Eixo Atlântico e da Câmara de Viana do Castelo, durante a viagem inaugural do novo comboio "Celta", que liga diretamente Porto e Vigo, na Galiza, Espanha.

"Está-se a trabalhar para que num futuro bem próximo possa haver um desenvolvimento, para que este comboio seja sustentável, servindo mais cidades", explicou ainda.

Recordou que "há precisamente dois anos" estava em cima da mesa a eliminação desta ligação e que foi o Eixo Atlântico, entidade que defende os interesses das 34 maiores cidades do Norte de Portugal e da Galiza, "que se mobilizou" para o impedir.

Pelo facto de circular numa via única, o novo comboio direto entre Vigo e Porto, cuja viagem inaugural partiu esta segunda-feira daquela cidade galega, faz paragens técnicas em Valença, Caminha, Viana do Castelo e Darque, para cruzamento de composições, sem permitir o embarque ou desembarque de passageiros.

Em todas estas estações estavam presentes vários elementos policiais, da GNR e da PSP.

Os ministros do Fomento de Espanha e da Economia de Portugal sublinharam a importância do início das ligações ferroviárias diretas entre Vigo e Porto, que ambos inauguraram, para as relações entre as duas regiões.

Outras Notícias