Economia

Comissão Europeia diz que terminou prazo para acordo de ajuda internacional à Grécia

Comissão Europeia diz que terminou prazo para acordo de ajuda internacional à Grécia

A Comissão Europeia disse, esta segunda-feira, que a data limite para um entendimento na Grécia sobre um segundo resgate já passou, advertindo que a "bola está agora no lado das autoridades gregas".

As negociações entre os responsáveis políticos gregos sobre novas medidas de austeridade que evitem a falência do país prosseguem hoje, depois de terem falhado no fim de semana, data que a Comissão Europeia tinha como limite para que as negociações chegassem a bom porto, disse Amadeu Altafaj-Tardio, porta-voz do comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros.

"Já estamos para lá da data limite", admitiu o porta-voz do comissário Olli Rehn, acrescentando que "todas as partes" estão a fazer "tudo o possível" para um entendimento, embora a responsabilidade agora passe por um acordo entre o governo grego.

A "troika" e os líderes dos três partidos da coligação governamental na Grécia falharam no domingo um acordo sobre novas medidas de austeridade, apesar de o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, ter ameaçado, na semana passada, com o fim das ajudas europeias caso o país não aplique as reformas necessárias.

Outras Notícias