Comboios

CP e CP Carga fazem greve de 24 horas a 7 novembro

CP e CP Carga fazem greve de 24 horas a 7 novembro

Os trabalhadores da CP e da CP Carga vão fazer uma greve de 24 horas a 7 de novembro, no âmbito da luta do setor contra a proposta de Orçamento do Estado para 2014, disse, esta terça-feira, fonte sindical.

"A CP e a CP Carga fazem greve a 7 de novembro, de 24 horas", disse à agência Lusa José Manuel Oliveira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Esta greve vem na sequência da reunião que juntou na semana passada 36 organizações sindicais e comissões de trabalhadores do setor dos transportes.

Na reunião, os trabalhadores decidiram avançar com uma quinzena de greves, a começar a 25 de outubro e terminar a 08 de novembro, que vai culminar com uma manifestação nacional, em Lisboa, a 9 de novembro.

Em causa está a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

Os representantes dos trabalhadores decidiram ainda exortar os deputados a reprovarem o OE, a pedirem ao Tribunal Constitucional a sua fiscalização preventiva e realizar uma nova reunião a 8 de novembro.

Além da greve da CP e da CP Carga, já estão também agendadas as paralisações dos CTT (25 de outubro), Metropolitano de Lisboa (31 de outubro), Transtejo e Soflusa (2 a 9 de novembro, três horas por turno), Transportes Coletivos do Barreiro (6 de novembro), Carris (7 de novembro, das 9.30 às 15.30 horas) e STCP (7 de novembro, entre as 8 e as 16 horas).

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG