Economia

CP mantém ligação entre Porto e Vigo mas é RENFE que suporta custos

CP mantém ligação entre Porto e Vigo mas é RENFE que suporta custos

A CP anunciou, esta sexta-feira, que vai manter a ligação internacional entre Porto e Vigo, depois da congénere RENFE ter acedido a suportar os custos do serviço em território espanhol.

A informação foi avançada à Agência Lusa por fonte da empresa portuguesa.

A fonte explicou que a Red Nacional de los Ferrocarriles Españoles (RENFE) decidiu "suportar a totalidade dos custos da exploração ferroviária entre as cidades espanholas de Tui e Vigo", pelo que a CP vai manter aquele serviço "sem alterações".

"O serviço será feito, nos moldes actuais, com o comboio da CP, mas pago, em território espanhol, pela RENFE", sublinhou fonte da administração da CP.

Esta decisão surge um dia depois da empresa portuguesa ter anunciado levar a ligação até Tui, do outro lado da fronteira com a Galiza, e não apenas até Valença, como antes tinha previsto.

Em território galego, a maior dificuldade prende-se com a ligação entre Tui e Porriño, com um total de 12 quilómetros que serve apenas o serviço internacional português.

A supressão da ligação até Vigo deveria acontecer domingo.

Todos os anos, a CP diz transportar cerca de 15500 passageiros no troço Valença/Vigo, que começa no Porto, duas vezes por dia, de segunda a domingo.

Outras Notícias