Serviços

Deco critica novos aumentos das comissões bancárias

Deco critica novos aumentos das comissões bancárias

Novo Banco foi uma das instituições a anunciar um agravamento do preçário. Associação do consumidor critica instituições por subidas "sem fundamento".

O primeiro trimestre de cada ano costuma ser pautado pelos anúncios de agravamento dos preçários dos bancos. Segundo a Deco Proteste, 2022 não será exceção e antecipa que a banca vá aumentar os valores de alguns serviços, incluindo os relacionados com cartões de débito e crédito.

A Deco Proteste critica o progressivo aumento de preços quando a Banca está mais digital e continua a fechar balcões e a despedir trabalhadores. "Não há argumentos para estes aumentos. Cada vez os portugueses têm menos banca, mas uma banca mais cara", disse Nuno Rico, economista da Deco Proteste.

Segundo um levantamento da ComparaJá, há três bancos com comissões mais altas já anunciadas para 2022. O destaque vai para o Novo Banco, que alterou preços de diversos serviços. "No que ao Novo Banco diz respeito, existirá mudanças tanto para os particulares como para os outros clientes", referiu a plataforma de comparação de produtos e serviços financeiros numa análise. "Os clientes particulares terão, assim, de pagar bem mais nos depósitos à ordem, verão mudanças pouco significativas relativamente ao crédito pessoal e irão gastar mais dinheiro nas ações e serviços de cartões de crédito e débito", adiantou.

Em concreto

Neste banco, a comissão de manutenção de conta à ordem vai passar a ser a mesma, independentemente do saldo. O valor a pagar anualmente será de 62,30 euros para todos. No preçário anterior, uma conta à ordem com saldo superior a 35 mil euros pagaria uma comissão de manutenção anual de 12 euros. Também os cartões de débito e de crédito vão ter os preços agravados. A anuidade dos cartões de débito Verde e da gama Classic passa de 10 euros para 15, uma subida de 50%. Também os cartões de débito Gold passam a ter uma anuidade de 30 euros face ao anterior custo de 20.

"Para já, o Novo Banco anunciou aumentos de comissões para 2022 mas é muito expectável que os outros bancos sigam a mesma tendência e anunciem aumentos no primeiro trimestre do novo ano", apontou Nuno Rico.

PUB

"Estas subidas de preços ocorrem sem fundamento. Os bancos estão cada vez mais digitais e continuam a fechar balcões e a reduzir o número de trabalhadores", frisou.

Também o Activo Bank e o Millennium bcp reviram os preços de alguns serviços mas poderão ainda anunciar novas alterações aos seus preçários. André Pedro, diretor da ComparaJá, apontou que "é normal e recorrente que novos anos tragam, de facto, alterações mais significativas" nos preçários dos bancos.

Fazer contas

Cada cliente bancário deve analisar o tipo de serviços de que necessita pois pode estar a pagar por serviços que não utiliza. O ideal é verificar se a conta que tem inclui serviços que efetivamente utiliza.

Procurar alternativa

Depois de fazer o levantamento dos serviços de que necessita, o cliente bancário deve procurar alternativas e comparar. Mudar de banco pode gerar poupanças substanciais, segundo a Deco Proteste. E vários bancos têm um serviço de ajuda a transferência de banco.

Simular custos

No site da Deco Proteste há um simulador de custos com contas e serviços bancários. Também no site do Banco de Portugal há um comparador de comissões bancárias. Comparar preços de serviços compensa.

Serviços mínimos

Os clientes bancários devem também analisar se vale a pena ficar com uma conta de serviços mínimos. A Deco Proteste defende alterações às condições desta conta para que passe a abranger consumidores que tenham outras contas bancárias, como contas conjuntas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG