Economia

Economia da zona euro cai 0,1% no 3º trimestre e entra em recessão

Economia da zona euro cai 0,1% no 3º trimestre e entra em recessão

A economia da zona euro voltou a contrair no terceiro trimestre deste ano, com o Produto Interno Bruto a cair 0,1% em relação aos três meses anteriores, entrando em recessão técnica, segundo dados do Eurostat.

Já no conjunto dos 27 Estados-membros, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 0,1% no mesmo período, segundo a segunda estimativa divulgada hoje pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), que confirma os valores divulgados a 15 de novembro, na previsão inicial.

No segundo trimestre deste ano, as economias da zona euro e da UE haviam registado ambas quedas de 0,2%.

A zona euro entra, assim, em recessão técnica (tradicionalmente definida como dois trimestres consecutivos de queda em cadeia do PIB).

Em Portugal, a economia voltou a contrair no terceiro trimestre deste ano, pelo oitavo trimestre consecutivo, com o PIB a cair 0,8% em relação aos três meses anteriores e a recuar 3,4% face ao período homólogo, tal como já havia divulgado o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor definitivo sobre a evolução do PIB português no terceiro trimestre será divulgado pelo INE, na sexta-feira.

Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, Portugal registou a maior queda do PIB (-0,8%), seguido pela Eslovénia (-0,6%), pela Roménia e Chipre (-0,5% em ambos), enquanto os maiores crescimentos pertenceram à Estónia, à Letónia (1,7% em ambos) e à Lituânia (1,3%).

Nota para o facto de não serem apresentados dados referentes à economia grega.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2011, o PIB recuou 0,6% na zona euro e 0,4% na União a 27.

Nas previsões divulgadas a 27 de novembro, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estimou que a economia da zona euro só volte a crescer em 2014.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG