INE

Economia nacional cresceu 0,9%

Economia nacional cresceu 0,9%

Dados do Instituto Nacional de Estatística divulgados hoje, sexta-feira. Portugal consegue, pelo terceiro trimestre consecutivo, ter um comportamento melhor que o da zona euro e que o da União Europeia.

A economia portuguesa cresceu 0,9 por cento no terceiro trimestre deste ano, acelerando de uma subida de 0,3 por cento no segundo trimestre, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Comparando com o período homólogo de 2008, o INE mostra que a economia nacional contraiu-se no terceiro trimestre 2,4 por cento, melhorando face à queda de 3,7 por cento que tinha registado no segundo trimestre deste ano.

O INE afirma que "a diminuição menos intensa do PIB em termos homólogos no terceiro trimestre esteve fundamentalmente associada à redução menos acentuada do Investimento", acrescentando que "as Exportações e as Importações de Bens e Serviços registaram também diminuições homólogas menos intensas".

Entretanto, os dados divulgados também hoje, sexta-feira, pelo Eurostat, mostram que Portugal consegue, pelo terceiro trimestre consecutivo, ter um comportamento melhor que o da zona euro e que o da União Europeia.

Olhando para a tabela dos países que compõem a União Europeia, constata-se que o comportamento da economia portuguesa está entre os melhores. Só a Grécia, com uma quebra de 1,6 por cento no PIB, quando comparado com o período homólogo, tem um resultado melhor.

Outros Artigos Recomendados