O Jogo ao Vivo

Economia

Economia portuguesa caiu 0,7% no primeiro trimestre

Economia portuguesa caiu 0,7% no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto registou, em termos homólogos, um aumento de 1,2% no primeiro trimestre, mas caiu 0,7% face ao trimestre anterior, de acordo com a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística.

O desempenho trimestral da economia ficou, assim, abaixo da média das estimativas dos analistas consultados pela agência Lusa, que previam que depois de três trimestres positivos, o PIB tivesse continuado a crescer cerca de 0,4% entre janeiro e março de 2014, face ao trimestre anterior.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), na comparação trimestral, o PIB diminuiu 0,7% em termos reais devido sobretudo à redução das exportações de bens e serviços, depois de ter crescido 0,5% no quarto trimestre de 2013, 0,3% no terceiro trimestre e 1,1% no segundo trimestre.

Em termos homólogos, a procura externa líquida apresentou um contributo negativo "expressivo" para a variação do PIB no primeiro trimestre, depois de registar um contributo positivo no trimestre anterior, "devido principalmente ao abrandamento das exportações de bens e serviços, tendo as importações de bens e serviços acelerado".

A procura interna, por sua vez, apresentou um contributo positivo mais significativo no primeiro trimestre, "refletindo sobretudo a evolução do investimento".

O INE informa ainda que esta estimativa rápida incorpora revisões na informação de base utilizada, nomeadamente decorrentes da utilização dos dados mais recentes do comércio internacional de bens, com revisões em termos nominais e ao nível dos deflatores para o quarto trimestre de 2013.

Adicionalmente foi incorporada a revisão para o ano de 2013 dos indicadores de curto prazo, acrescenta.

De acordo com o instituto, esta nova informação implicou uma revisão em baixa de 0,1 pontos percentuais nas taxas de variação homóloga e em cadeia do PIB no quarto trimestre de 2013.

Os resultados definitivos das Contas Nacionais Trimestrais do primeiro trimestre de 2014 serão divulgados a 9 de junho de 2014, refere ainda o INE.