Economia

Economia portuguesa teve a segunda maior quebra no primeiro trimestre

Economia portuguesa teve a segunda maior quebra no primeiro trimestre

Portugal registou no primeiro trimestre do ano a segunda maior quebra, de -2,2%, no seu produto interno bruto, depois da Grécia (-6,2%), na comparação homóloga, divulgou o Eurostat.

Em terceiro lugar, ainda segundo dados do gabinete de estatísticas da União Europeia, está a República Checa, cujo PIB recuou 1% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2011.

A Letónia, a Lituânia e Estónia foram os Estados-membros que maior crescimento registaram, respetivamente, 5,5%, 4,4% e 4,0%.

Na comparação com o trimestre anterior (o último de 2011), verifica-se que Portugal surge em quarto lugar no recuo da economia, (-0,1%), depois da Hungria (-1,3%), da República Checa (-1%), da Itália (-0,8%) e Chipre (0,3%), sendo que não há dados disponíveis sobre a Grécia neste indicador.

A comparação com entre o primeiro trimestre do ano e o último de 2011 revela ainda que a Finlândia, Suécia, Polónia, e Lituânia registaram as maiores subidas nos seus PIB (0,8%), seguidas pela Eslováquia (0,7%) e a Alemanha (0,5%).

Outras Notícias