manifesto

Economistas assinam manifesto contra as grandes obras públicas

Economistas assinam manifesto contra as grandes obras públicas

Cerca de três dezenas de economistas assinaram um manifesto contra as grandes obras públicas, entre os quais Luís Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças de José Sócrates.

"Sou um dos subscritores deste manifesto, porque considero que as grandes obras públicas devem ser reavaliadas tendo em conta o novo contexto e deve ser feito um amplo debate sobre estes investimentos", disse à Agência Lusa Campos e Cunha.

O manifesto será divulgado no sábado, acrescentou Campos e Cunha, esclarecendo que "não é contra as grande obras públicas", mas "é a favor de uma reavaliação" dos investimentos.

Silva Lopes é outro dos subscritores deste documento. O seu objectivo ao subscrever este manifesto "foi contribuir para que se pense mais na necessidade de ser criado um organismo que faça a avaliação dos grandes investimentos públicos".

"Gostaria que se fizessem análises mais profundas, mais satisfatórias do que aquelas que existem e estão disponíveis na Internet", explicou Silva Lopes, que defende que "os grande investimentos devem ser objecto de uma avaliação bastante rigorosa e de análises de custo-benefício de grande qualidade".

O economista reconhece, no entanto, que algumas obras públicas "são necessárias", apontando como exemplo os investimentos na recuperação de escolas e outros equipamentos sociais.

"Tenho algum receio que [o manifesto] seja explorado para a luta política e rejeito esta manipulação. O meu objectivo é puramente técnico", frisou.

PUB

Em Julho de 2005, um grupo de 13 economistas tinha publicado na imprensa um manifesto em que questionavam a utilidade económica das obras públicas.

Entre os subscritores estavam o presidente-executivo da Vodafone, António Carrapatoso, o ex-secretário de Estado do Tesouro e Finanças, António Nogueira Leite, os professores catedráticos Augusto Mateus e Fátima Barros, e o advogado e fiscalista, Henrique Medina Carreira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG