O Jogo ao Vivo

China

EDP foi o maior investimento chinês na Europa no 2º trimestre de 2012

EDP foi o maior investimento chinês na Europa no 2º trimestre de 2012

A compra de 21,35% do capital da EDP pela China Three Gorges foi o maior investimento chinês na Europa no segundo trimestre de 2012, indica um estudo citado na na imprensa de Hong Kong.

A operação, acordada em dezembro passado, após um concurso internacional a que concorreram três outras empresas, e concretizada já este ano, rendeu ao Estado português 2,7 mil milhões de euros - mais de metade de todo o investimento chinês na Europa em 2011.

Pelas contas de A Capital, um fundo euro-chinês com escritórios em Bruxelas, Pequim, Xangai e Hong Kong, a Europa absorve hoje 95 por cento do investimento externo da China nas áreas da indústria e serviços.

Entre os grandes investimentos chineses concretizados na Europa no segundo trimestre de 2012, A Capital destaca também a aquisição de uma empresa alemã de máquinas de construção, a Putzmeister, por 360 milhões de euros, e a compra de 7 por cento de um operador espanhol de satélites, Eutelsat, por 385,2 milhões de euros.

No caso da Putzmeister, o maior acionista é agora o grupo privado chinês Sany, mas 90 por cento do investimento da China fora das suas fronteiras é feito por empresas estatais, refere A Capital.

Segundo o ministério do Comércio da China, o investimento chinês na Europa aumentou 94,5 por cento em 2011, para 4,46 mil milhões de dólares (3,4 mil milhões de euros).

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG