O Jogo ao Vivo

Conteúdo Patrocinado

Cultura, arte e tecnologia pelas ruas de Aveiro

Cultura, arte e tecnologia pelas ruas de Aveiro
Produzido por:
Brand Story

Boas notícias: o Aveiro Tech Week está de volta. De 11 a 17 de outubro a cidade de Aveiro estará repleta de atividades que, fruto desta iniciativa, prometem preencher os dias de todos os seus visitantes.

A tecnologia, a cultura e a arte estão de regresso a Aveiro. O Aveiro Tech Week volta com mais uma edição e, durante uma semana, várias serão as atividades em curso. Entre elas estão os eventos Criatech, Techdays Aveiro e Prisma/Art Light Tech, que têm o objetivo de desafiar quem os visita a viver a tecnologia, a arte e cultura através de exposições, instalações artísticas - de luz e som -, performances, conferências, laboratórios, entre outros.

Esta iniciativa terá o seu início no dia 11 de outubro, pelas 14h30, e começará com a sessão de abertura que vai contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, e do deputado ao Parlamento Europeu José Manuel Fernandes, entre outros convidados, patrocinadores e artistas.

Techdays Aveiro

O mote de 2021 é "Building Our Future" e é com ele que o evento propõe um programa de tech sessions. Ou seja, sessões que juntam no mesmo palco oradores nacionais e internacionais com a missão de debater a importância da tecnologia na gestão das cidades e no aumento da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Estas sessões serão abertas ao público, com capacidade de 310 lugares, mas sujeitas a inscrição através do website. Caso não consiga ir a tempo da reserva, mas queira realmente ter a oportunidade de assistir aos debates, pode sempre fazê-lo, via livestream, nos canais oficiais do evento.

Mas as atividades não ficam por aqui. Durante a semana em que vai decorrer esta iniciativa serão também dinamizados vários workshops, com transmissão em direto, com foco em temáticas como a Criatividade e Inovação, Laboratórios Urbanos, Emprego e Formação e Cidadania Ativa. E à Tecnologia, à cultura e à arte junta-se também a educação. Enquanto pilar fundamental na estratégia política da Câmara Municipal de Aveiro, este evento proporcionará várias atividades que permitirão crianças e jovens entrar em contacto com equipamentos e dinâmicas educativas STEAM - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática - e, ainda, partilhar com a comunidade a iniciativa Tech Lab que, no ano letivo 2021/2022, já estará instalada e implementada em todos os estabelecimentos de ensino de Aveiro.

Um dos objetivos do Aveiro Tech Week é transformar a cidade num espaço vivo de experimentação. Para isso, no centro urbano da cidade, durante a semana, serão dispostas várias exposições que darão visibilidade a vários projetos inovadores e tecnológicos, reforçando também a importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. E como nada será deixado ao acaso, também o Gaming marcará presença, no Parque de Exposições de Aveiro, onde poderá participar em ações pré-programadas, com a marca "Magischot Gaming Network", com o objetivo de apresentar e possibilitar a experimentação de vídeo jogos, bem como a realização de torneios em palco e em livestream.

Sobra ainda tempo para falar do Criatech...

O Criatech regressará, este ano, à Aveiro Tech Week. Durante os dias 11 e 16 de outubro, estará em vigor um programa expositivo pela cidade com propostas arrojadas e disruptivas que se propõem a promover a criação artística e a unir as artes digitais e a tecnologia no espaço público e patrimonial. Esta iniciativa, presença assídua e anual no Aveiro Tech Week, em muito contribui para consolidar a cidade como território de excelência na área, pela sua relação com a indústria, o conhecimento científico, a tradição criativa, a resiliência e o espirito de iniciativa.

E do Prisma/ Art Light Tech

O que também estará de volta é o festival Prisma/Art Light Tech. Nos dias 15 e 16 de outubro poderá assistir a um verdadeiro espetáculo de luz. Neste festival, a luz é a matéria-prima e estará presente em instalações de arte contemporânea e em atividades lúdicas. O objetivo é mostrar a cidade sob uma nova luz e apelar à (re)descoberta do território num ambiente estimulante e participativo que em muito se baseia na cooperação entre criativos, estudantes e empresas, assumindo-se como uma plataforma de inovação artística e tecnológica.

Como vê, razões não faltam para visitar Aveiro nesta que será a semana mais artística e tecnológica do ano. Entre luzes, exposições, arte, performances e conferências, este é o evento que posiciona o município e que o projeta como epicentro da rota tecnológica. Não perca a oportunidade de fazer parte!

Mais Notícias