Conteúdo PatrocinadoSaúde

Carrinha móvel vai avaliar 5 mil alunos de Viseu

Carrinha móvel vai avaliar 5 mil alunos de Viseu

Crianças do 1.º Ciclo vão ter consultas de Medicina Dentária e Nutrição.

Cinco mil alunos que frequentam o Primeiro Ciclo nas escolas dos 14 municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vão beneficiar de consultas de Medicina Dentária e de Nutrição no âmbito do projeto "Comer bem, sorrir melhor", lançado pela Ordem dos Médicos Dentistas em parceria com a Ordem dos Nutricionistas.

O objetivo é avaliar a atual situação das crianças entre os 6 e os 10 anos que frequentam 22 agrupamentos da região e aferir os seus conhecimentos alimentares e de higiene oral.

De acordo com Maria Llanes, da Ordem dos Médicos Dentistas, os profissionais vão deslocar-se numa carrinha móvel até às escolas. No total, prevê-se a realização de 10 500 atendimentos. Espera-se que a intervenção permita minimizar o risco de cáries em 1500 crianças.

"A Organização Mundial da Saúde estima que 3,5 mil milhões de pessoas sofrem de cáries dentárias. Não é um problema pequeno", sublinhou Maria Llanes.

Também Bárbara Beleza, presidente da mesa do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas, revelou que 29,6% das crianças entre os 6 e os 8 anos têm excesso de peso. Cerca de 12% são obesas. Com este projeto, a Ordem dos Nutricionistas tem como objetivo "reduzir a percentagem de crianças com excesso de peso", "aumentar em 5% o número de crianças que consomem hortifrutícolas diariamente" e "aumentar a literacia em saúde".

"As escolas são o cenário ideal para o fortalecimento da literacia em saúde. As crianças passam a maior parte do dia na escola, é lá que contactam com os seus educadores, com os seus professores e têm nesse ambiente a melhor incubadora para a adoção de hábitos alimentares saudáveis", frisou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG