Economia

Estado arrecadou 750 milhões de euros com juro inferior a 5%

Estado arrecadou 750 milhões de euros com juro inferior a 5%

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público vendeu, esta quarta-feira, 750 milhões de euros de Bilhetes de Tesouro com maturidade a três meses a uma taxa média de 4,967%.

A taxa de juro das obrigações, que vencem a 18 de Novembro de 2011, foi de 4,967%, mantendo-se assim abaixo dos 5% e ligeiramente abaixo da taxa da última emissão comparável que foi de 4,982%, a em 21 de Julho.

No leilão desta quarta-feira de manhã, cujo intervalo se situava entre os 500 milhões de euros e os 750 milhões de euros, a procura foi 2,6 vezes a oferta, acima da procura verificada no último leilão comparável, que foi de 2,4 vezes a oferta.

No final de Julho, Portugal colocou no mercado 750 milhões de euros em duas linhas de Bilhetes do Tesouro a três e seis meses, ambas com taxas de juro próximas dos 5%.O leilão desta manhã é o primeiro desde o anúncio do novo programa de apoio à Grécia e às economias que já foram alvo de resgates por parte das instituições internacionais como a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional.

Apesar do anúncio de novas medidas de apoio à Grécia, Portugal e Irlanda, a pressão sobre a Itália e a Espanha continua a fazer-se sentir, numa altura em que o nome de Chipre também começa a surgir como economia potencialmente vulnerável.

De acordo com o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), no dia 17 serão reabertas duas linhas de Bilhetes do Tesouro, num montante compreendido entre 750 milhões e 1.250 milhões de euros, uma referente a 18 de Novembro deste ano e outra referente a 17 de Fevereiro de 2012.