O Jogo ao Vivo

Economia

Estado arrecadou mais de 455 milhões de euros com CES até agosto

Estado arrecadou mais de 455 milhões de euros com CES até agosto

O Estado arrecadou mais de 455 milhões de euros com a Contribuição Extraordinária de Solidariedade até agosto, segundo uma nota da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.

De acordo com a análise à execução orçamental dos primeiros oito meses do ano feita pela unidade independente que apoia o parlamento, a receita da CES "atingiu um total de 455,4 milhões de euros", dos quais 141,6 milhões dizem respeito à Segurança Social e 313,8 milhões são relativos às pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA).

A CES constava no Orçamento do Estado para 2014 e foi alargada no primeiro retificativo, apresentado em janeiro, altura em que a taxa progressiva de 3,5% passou a aplicar-se às pensões a partir dos 1.000 euros mensais (e não a partir dos 1.350 euros) e em que foi agravada para as pensões mais elevadas.

No primeiro Orçamento Retificativo, o Governo previa angariar 856 milhões de euros com a medida, mas a previsão de receita foi revista em baixa, para os 660,1 milhões de euros, segundo dados avançados pela UTAO em julho.

Outras Notícias