O Jogo ao Vivo

Economia

Eurogrupo pronto a aumentar "várias vezes" fundo de resgate

Eurogrupo pronto a aumentar "várias vezes" fundo de resgate

O líderes da zona euro estão dispostos a aumentar "várias vezes" o financiamento do fundo de resgate da zona euro, disse, esta quarta-feira, uma fonte europeia citada pela agência France Presse, que não adiantou valores precisos. A agência Reuters afirma que o desenho do fundo europeu de resgate só deve estar finalizado em Novembro.

Segundo a mesma fonte em declarações à France Presse, a multiplicação do valor do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) consta no projecto de acordo a adoptar na cimeira desta quarta-feira de chefes de Estado e de Governo dos 17 países da zona euro, em Bruxelas.

De acordo com o projecto, diz a Reuters, as opções que os líderes da zona euro estão esta quarta-feira a debater incluem dar ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) a capacidade de actuar como segurador de perdas parciais dos investimentos privados em dívida soberana e a possibilidade de permitir ao fundo participar num veículo especial de investimento.

A zona euro pode adoptar as duas opções em simultâneo, refere o projecto de acordo, segundo a Reuters.

O Eurogrupo, que reúne os ministros das Finanças da zona euro, deverá depois finalizar em Novembro as condições de operação do FEEF ao abrigo das novas opções, acrescenta a agência noticiosa.

O projecto de acordo prevê ainda o reforço das verbas do FEEF através de um modelo de cooperação com o Fundo Monetário Internacional, cuja modalidade está em ainda por definir.

O projecto apela ainda a Espanha para que faça mais para controlar as finanças públicas, elogiando o trabalho do governo de Madrid, até agora.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG