Exportações

Exportações aumentam 13,7% em agosto

Exportações aumentam 13,7% em agosto

As exportações nacionais aumentaram 13,7% em agosto face ao mês homólogo, suportadas pelo crescimento de 37,3% nas vendas para países fora da comunidade europeia, revelou o Instituto Nacional de Estatística.

As importações aumentaram 5,5% face ao valor registado em agosto de 2011, sobretudo devido ao aumento das entradas de bens extracomunitários das categorias Combustíveis minerais e Veículos e outro material de transporte.

A nível do comércio intracomunitário, as expedições aumentaram 3,7% em agosto face ao mês homólogo, enquanto as chegadas diminuíram 2,1%.

Em termos do comércio extracomunitário, além da subida de 37,3% das exportações (a maior taxa de variação homóloga desde janeiro), também as importações aumentaram 24,2%.

No trimestre terminado em agosto, as saídas de bens aumentaram 10,4% e as entradas diminuíram 1,5%, aliviando o défice da balança comercial em 1275 milhões de euros.

Em termos mensais, as exportações diminuíram 18,5% em agosto de 2012 face ao mês a anterior, refletindo essencialmente o decréscimo do comércio intracomunitário, enquanto as importações registaram um decréscimo de 3,4%.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG