Economia

Fitch corta rating da Caixa Geral de Depósitos em dois níveis

Fitch corta rating da Caixa Geral de Depósitos em dois níveis

A Fitch cortou, esta quarta-feira, o 'rating' da Caixa Geral de Depósitos em dois níveis, de A para BBB+ e coloucou sete bancos portugueses e as suas subsidiárias em avaliação para possível corte da sua notação financeira.

Na sequência do corte do 'rating' de Portugal e de ter deixado a dívida do Estado sob avaliação para possível novo corte, a Fitch anunciou um corte em dois níveis do 'rating' da Caixa Geral de Depósitos, juntamente com a sua subsidiária, o Caixa BI (Banco de Investimento).

A CGD e o Caixa BI ficam ainda sob revisão para possível corte, juntamente com outros sete bancos portugueses.

As notações de crédito do BCP, BPI (e a sua subsidiária Banco Português de Investimento), Banif, Montepio Geral e do Santander Totta (e a sua subsidiária Banco Santander Totta SA) foram todas colocadas sob revisão para possível corte.

Segundo a agência, estas acções reflectem os contínuos receios de curto prazo com Portugal, principalmente devido à situação politica e financeira e as incertezas em redor da altura em que o Estado irá pedir ajuda financeira externa.

A revisão reflecte ainda o aumento dos riscos de financiamento e de liquidez dado que o acesso aos mercados pode ficar ainda mais complicado ou continuar fechado por um período prolongado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG