Resgate financeiro

FMI discute com autoridades portuguesas data da 8.ª revisão

FMI discute com autoridades portuguesas data da 8.ª revisão

O Fundo Monetário Internacional afirmou, esta quinta-feira, que está em discussões com as autoridades portuguesas sobre a data do início da 8.ª revisão, que estava agendado para a próxima segunda-feira.

"Sobre o 'timing' exato da próxima visita do FMI, ainda estamos em discussões com as autoridades", afirmou o porta-voz da instituição Gerry Rice, durante a conferência de imprensa quinzenal.

A revisão deveria começar na próxima segunda-feira, dia 15 de julho, que já ia começar mais tarde devido aos atraso na conclusão da sétima revisão que aconteceram, por sua vez, devido aos atrasos no plano de corte na despesa do Estado e ainda pelo chumbo do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado para 2013.

O FMI recusou fazer comentários à situação política em Portugal, após a decisão do Presidente da República anunciada na quarta-feira, mas defendeu que a Portugal tem que continuar a implementar o programa.

"Portugal tem feito progressos significativos sob o programa conjunto do FMI/BCE/CE, com grande determinação e sacrifício do povo português. É importante que continue a ser implementado de forma consistente para que a retoma surja", afirmou ainda.

O Presidente da República propôs na quarta-feira, numa comunicação ao país, um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir o programa de ajuda externa e que esse acordo preveja eleições antecipadas a partir de junho de 2014.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG