O Jogo ao Vivo

Crise Financeira

Fundo europeu emite primeiros 5 mil ME de dívida, com procura para colocar 43 mil milhões

Fundo europeu emite primeiros 5 mil ME de dívida, com procura para colocar 43 mil milhões

A primeira emissão de dívida do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira teve procura para colocar 43 mil milhões de euros pela linha de 5 mil milhões de euros com maturidade a cinco anos, noticia hoje, terça-feira, a Bloomberg.

De acordo com a agência noticiosa, citando duas pessoas envolvidas nas transações, a dívida emitida pelo 'European Financial Stability Facility' (EFSF) teve ofertas de cerca de 500 investidores.

O EFSF, liderado por Klaus Regling, tem nos seus planos três emissões de títulos com maturidades de cinco a dez anos, num montante entre os 3 e os 5 mil milhões de euros cada, ainda este ano.

Após esta primeira emissão, uma segunda poderá ocorrer ainda na primeira metade do ano.

A Irlanda, que deverá receber um total de 17,7 mil milhões de euros deste fundo em dois anos, será o primeiro país a receber estes fundos.

O actual mecanismo de resgate de Bruxelas, com o apoio do Fundo Monetário Internacional, tem uma capacidade de 440 mil milhões de euros através do European Financial Stability Facility (EFSF), mais 60 mil milhões directamente da Comissão Europeia através do European Stabilisation Mechanism (EFSM), completado com 250 mil milhões de euros de participação do Fundo Monetário Internacional.

No entanto, o EFSF não pode utilizar a totalidade dos 440 mil milhões de capacidade que tem previstos devido às necessárias reservas de capital para manter o 'rating' AAA atribuído pelas agências de notação financeira, estando a capacidade 'utilizável' estimada em cerca de 250 mil milhões de euros.