ERSE

Gasolina vendida 4 cêntimos acima do preço de referência

Gasolina vendida 4 cêntimos acima do preço de referência

A média dos preços nas gasolineiras ficou, na semana entre 20 e 26 de junho, no caso da gasolina, quatro cêntimos acima do preço médio semanal determinado pelo regulador, estando o gasóleo 1,5 cêntimos acima, adiantou a ERSE.

De acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado hoje pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), "relativamente à semana anterior verificou-se que a média nacional dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 4,0 cent/l [cêntimos por litro] acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, o que corresponde ao valor mais elevado desde a publicação deste relatório".

"No caso do gasóleo simples, os Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos estiveram igualmente acima, em 1,5 cent/l", sendo que, "em termos percentuais, a gasolina IO 95 simples foi anunciada nos pórticos 1,9% acima do preço eficiente, e o gasóleo simples 0,7% também acima do preço eficiente".

PUB

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE que resulta da soma de vários fatores, ou seja, os "preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos", explicou.

No mesmo relatório, a ERSE indicou que, "ainda relativamente à semana anterior, no que respeita aos preços com descontos", que são preços médios publicado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), estes "permaneceram abaixo do preço eficiente", com a gasolina 95 simples apresentar "um desvio de -- 0,1% face ao preço eficiente e o gasóleo simples - 1,7%", sendo que, "em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, em 0,2 cent/l e 3,6 cent/l abaixo dos preços eficientes, respetivamente", destacou a ERSE.

O regulador revelou ainda que para esta semana (27 de junho a 03 de julho), "o preço eficiente antes de impostos é de 1,277 Euro/l [euros/litro] para a gasolina 95 simples e de 1,393 Euro/l para o gasóleo simples", e que, "após impostos, o preço eficiente fica nos 2,132 Euro/l e nos 2,123 Euro/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente".

O preço dos combustíveis desce esta semana, com o Governo a estimar em três cêntimos a descida do preço do litro de gasóleo e de 3,9 cêntimos da gasolina, segundo dados do Ministério das Finanças enviados hoje à Lusa.

No caso do gasóleo, a descida estimada é a primeira desde a semana iniciada em 30 de maio. Já na gasolina, observa-se um recuo pela segunda semana consecutiva, que pôs fim a um ciclo de subidas desde 09 de maio.

A ERSE passou a publicar semanalmente, desde 30 de maio, um novo relatório de supervisão dos preços dos combustíveis, que permitirá comparar os preços fixados nas gasolineiras com os calculados pelo regulador.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG