Exclusivo

Governo investe 7,5 mil milhões no metro e em novo metrobus

Governo investe 7,5 mil milhões no metro e em novo metrobus

Investimento de 7,5 mil milhões de cursos em transportes nos próximos dez anos. É apresentado, esta terça-feira, um roteiro com medidas para reduzir as emissões de gases até 2050.

O Governo vai expandir as redes do metro e investir na criação de linhas metrobus (autocarros que circulam em faixas exclusivas) nas periferias das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa e nas cidades com mais de cem mil habitantes entre 2020 e 2030. A descarbonização dos transportes e a crescente eletrificação da mobilidade nas próximas três décadas são duas das principais apostas do Ministério do Ambiente para reduzir as emissões de dióxido de carbono de 68 megatoneladas por ano para 12 megatoneladas anuais em 2050. O Roteiro para a Neutralidade Carbónica é apresentado hoje, em Lisboa.

O documento - que define as medidas e as metas a cumprir nos próximos 32 anos nas áreas da energia, da agricultura, pecuária e florestas, dos resíduos e dos transportes - prevê a eletrificação de todos os setores, o abandono dos combustíveis fósseis em favor das energias renováveis, com um grande crescimento na produção eólica e solar [ler entrevista]. Na área da energia, um dos primeiros passos é o encerramento das duas centrais de carvão em Sines e no Pego, em Santarém, até 2029. A partir de 2040, as centrais a gás natural também fecharão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG