Economia

Grécia recebe ajuda na véspera de pagar dívida

Grécia recebe ajuda na véspera de pagar dívida

A Grécia recebe hoje, terça-feira, 14,5 mil milhões de euros da primeira tranche do empréstimo dos parceiros europeus, na véspera de ter de pagar 8,5 mil milhões de euros de dívida pública. 

Na semana passada o país recebeu a primeira tranche do FMI (Fundo Monetário Internacional), de 5,5 mil milhões de euros. 

No início de maio, os líderes dos países da zona euro aprovaram o plano de ajuda à Grécia no valor de 110 mil milhões de euros.

Do montante total, 80 mil milhões de euros ficam a cargo da zona euro e o restante à responsabilidade do FMI. Portugal empresta à Grécia 2.064 milhões de euros.

O plano de resgate então aprovado visava evitar a falência financeira da Grécia, confrontada com uma dívida superior a 300 mil milhões de euros e sem capacidade para negociar nos mercados financeiros, a cujas exigências não consegue dar resposta.

Em troca da ajuda internacional, a Grécia encetou um programa de medidas drásticas com vista a pôr em ordem as suas contas públicas.

Além de ajudar Atenas, o plano de resgate tinha por objectivo evitar que a possível falência da Grécia contagiasse Portugal ou a Espanha.

PUB

Mais recentemente foi criado um fundo especial aprovado pela União Europeia e pelo FMI para apoiar a zona euro e que pode ascender a 750 mil milhões de euros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG